O Túmulo Perdido

16 04 2007

A SIC adquiriu os direitos exclusivos para Portugal do documentário de James Cameron (…) e exibiu-o ontem. O documentário alega que Jesus Cristo e Maria Madalena tiveram um filho chamado Judas.

O documentário levanta questões muito delicadas e polémicas para os cristãos.

Produzido pelo celebrado cineasta James Cameron, reivindica a descoberta do túmulo da família de Jesus Cristo, em Jerusalém.

No túmulo encontravam-se os ossários do próprio Cristo, de Maria Madalena e Judas, filho de ambos.

Os ossários foram descobertos em 1980, durante as obras de construção de um complexo de apartamentos e entregues à autoridade israelita das antiguidades. Mas só agora foram estudados e identificados como sendo da família de Cristo.

Não é a primeira vez que se alegam relações maritais entre Cristo e Madalena. Mas é a primeira vez que se alega a descoberta dos ossos da família.

O argumento central é simples: a identificação de um dos ossários é do próprio Cristo. Como os judeus eram sepultados em criptas familiares, os restantes ossários naquela cripta são de familiares.

Recorrendo a análises de ADN e outros métodos científicos os autores tentam provar o relacionamento familiar dos sepultados e a identidade do ossário Maria, mãe de Jesus e vários irmãos de Cristo.

O documentário refere ainda que nos arredores de Jerusalém perto da cripta da família de Jesus, foi encontrada a cripta de Caifás e um ossário de Simão de Cireneu, pelo que a descoberta da cripta de Jesus não é um acontecimento inverosímil.

Só que em relação aos restantes não se coloca o assunto da ressurreição.

Os autores dizem não questionar a ressurreição de Cristo. Mas se os restos mortais encontrados são mesmo de Cristo quer dizer que ou não subiu ao céu, ou se subiu: foi apenas o espírito e não o corpo.

E, essa não é bem a história contada pelos evangelhos. Daí a polémica. O ADN e a ciência em potencial confronto com a fé.

in O Boda

Tudo isto é discutível, mas não me custa nada acreditar que possa mesmo ser o túmulo da família de Jesus. Não percebo é todo o interesse da Igreja em contradizer e “camuflar” todas as descobertas que se vão fazendo…

Será que acha que é a própria religião cristã que fica em causa? Não me parece. A fé é algo mais do que a questão física e histórica. Até acho que traria uma lufada de ar fresco a todos os crentes e a uma Igreja que já viu tempos melhores, mas que lhe custa aceitar isso.

Há algum problema em ver um Jesus casado e pai?! Não seria essa uma das melhores “virtudes” duma família cristã típica?! Talvez a influência das mulheres (grande, naquela época) seja mais difícil de engolir pelo clero (principalmente o “chefe” actual), mas parece-me que o que “estraga” verdadeiramente a Igreja é mesmo esse conservadorismo de quem manda.

A ver vamos se estas revelações trarão algo de novo, já que muitas outras, como os evangelhos gnósticos encontrados em Djebel El-Tarif, e as muitas investigações e tentativas de explicação de acontecimentos do tempo de Jesus, por exemplo, só serviram para a Igreja pôr em causa os próprios investigadores e nunca os acontecimentos e factos.

Talvez seja por muitas destas questões que a minha crença se foi esbatendo ao longo do tempo…


Technorati : , , ,
Del.icio.us : , , ,
Ice Rocket : , , ,
Flickr : , , ,

Acções

Information

7 responses

16 04 2007
University Update

O Túmulo Perdido

17 04 2007
scalabis

Também vi o documentário e achei muito interessante.
Concordo plenamente contigo em achar que a igreja poderia mostrar alguma abertura. É por posições como estas que vão perdendo seguidores pelo mundo fora.
Cumprimentos

17 04 2007
Bion

Augusto;
Se a igreja católia admitisse que os osso são mesmo de Cristo, ele perderia toda a “aura” de deus…Acho ser esse o motivo de a igreja não aceitar…

19 04 2007
David

Ajuda!
Ouvi falar deste documentario atraves da minha familia. eu nao vivo em Portugal, estou a morar na Polonia dai que nao tive a oportunidade de ve-lo.
Acho o tema muito interessante e como estou a morar fora tenho acesso a muita literatura relacionada com este tema.
O problema e que nao consigo encontrar este documentario em portugues ou na lingua original pois nao sei o titulo.
Se por acaso alguem souber do titulo original ou como encontrar este documentario online or dvd, por favor digam-me.
Muito obrigado.

3 05 2007
joao

Agradecia que se me podessem enviar as fotos que estam espostas em tamanho original pis estou a fazer uma psquisa sobre o tema e nessecitava dessas fotos… thigu_173@hotmail.com com os melhores cumprimentos

7 05 2007
G

Scalabis e Bion:
Ficamos à espera a ver se tudo isto dará em alguma coisa…
Obrigado pelo comentário!

David:
Já te respondi para o teu mail.
Abraço!

João:
Já te respondi para o teu mail.
Abraço!

14 01 2010
Joilma

Oi, Li referente ao comentario.
Como faço p/ ter acesso, ´sou do Brasil e não sei se aqui tem.
Gostaria de assistir para que assim tirar minhas conclusões.
Meu email joilmacruz_@hotmail.com
Aguardo algum retorno.

Grata

Deixe uma Resposta

