A verdadeira identidade de Monalisa

16 01 2008

Cientistas da Universidade alemã de Heidelberg divulgaram hoje a descoberta definitiva da identidade de Monalisa, um dos maiores enigmas da História da Arte.

A mulher que serviu de modelo para Leonardo da Vinci para pintar La Gioconda, uma das mais famosas obras da História da Arte, foi finalmente revelada: trata-se da artistocrata fiorentina Lisa Gherardini, mulher do comerciante têxtil Francesco del Giocondo.

O director da biblioteca universitária de Heidelberg, Veit Probst, anunciou que uma pequena nota encontrada por Martin Schlechter (ex-director do departamento de manuscritos) num dos primeiros livros estampados com caracteres móveis, escrita em Outubro de 1506, confirma de uma vez por todas que Lisa del Giocondo foi realmente a modelo do quadro mais famoso da história da pintura, feito entre 1503 e 1506.

«Todas as dúvidas sobre a identidade de Monalisa foram agora esclarecidas, através de uma fonte (…) descoberta durante as operações de catalogação de um dos primeiros livros publicados, de propriedade da biblioteca (…). Na edição das obras de Cicerone de 1477, existe uma anotação do funcionário florentino Agostino Vespucci, na qual compara Leonardo a Apelle, o famoso pintor da Antiguidade, e afirma que Leonardo, naquele momento, estava trabalhando no retrato de Lisa del Giocondo.A nota (…) de Outubro de 1503 permite agora uma exata datação da pintura e confirma definitivamente a indicação de Vasari (…)», diz a nota, divulgada hoje.

Até agora, a atribuição da identidade de Monalisa estava baseada numa afirmação do estudioso e artista Andrea Vasari, feita em 1550, e portanto, quase 50 anos depois da realização do quadro.

Durante certo período, a mulher do misterioso sorriso era também identificada como uma amante desconhecida de Leonardo, como a sua mãe ou até mesmo como um auto-retrato do pintor italiano.

in SOL

monalisa

Já posso dormir mais descansado… ;)

Social Bookmarks:
deliciousbluedotdiggfurlmagnolianewsvineredditspurlstumbleittechnoratique

Technorati : , , ,
Del.icio.us : , , ,
Ice Rocket : , , ,

Advertisements

Acções

Information

69 responses

16 01 2008
chiconline

Já tinha visto/lido à uns tempos essa informação nalgum lado, não me recordo onde. Onde vi isso também se afirmava que ela tinha dado à luz à pouco tempo, que -na altura e local da pintura- era costume as mulheres após o parto usarem um lenço fino preto a cobrir a cabeça, tal como o que ela está a usar.

16 01 2008
r.filgueira

“descoberta definitiva” …. ok mais uma hipotese. “Amanha” sera outra

16 01 2008
Só Maria

já são umas quantas hipóteses definitivas… daqui a 50 anos falamos!… 🙂

17 01 2008
Mau

Alguém por favor me responda: Prá quê saber quem foi a tal Monalisa? E daí? Isso muda alguma coisa nesse mundo?

19 07 2012
brenda

afssssssss …se estão perguntando é porque tem interece sobre o assunto eu quero saber porque eu acho que ela esconde algum segredo muito importante que num foi revelado…

17 01 2008
Rogério

Talvez eu seja meio rude e insensível em matéria de arte. Mas o que esta pintura tem de tão fantástico assim além do fato de ter sido feita por um homem extraordinário? A imagem, em si, não é lá essa maravilha toda e tem essa fama toda apenas por que foi Leonardo quem pintou. Tem um vídeo no youtube de um cara que pintou a Monalisa no MS Paint!! Esta “Monalisa” é até mais impressionante considerando o resultado que o cara conseguiu usando um recurso tão tosco e limitado quanto o Paint. Procurem por Monalisa Paint no youtube e vejam se não é até mais impressionante. Tá, então a tão aclamada Monalisa é a mocréia parida de algum cara. E daí?

30 01 2012
Vitin

A Mona Lisa é incrível porque foi feita em 1500 e bolinha… hoje em dia qualquer um pode fazer um retrato desses, eu concordo, mas naquela época tinha q ser feita por um gênio como Leonardo!Porque eu quero ver se alguém consegue FAZER A PRÓPRIA TINTA e pintar um quadro desses à mão!

20 11 2012
Gilberto

Uma arte bem feita, uma historia bem asfixiante de um retrato conhecido mundialmente. Um obra ligeiramente famosa, é de louvar.

19 07 2012
brenda

eu ainda acho que tem outra história que num foi revelada

17 01 2008
Taelesym

Pronto mais um dos mistérios da humanidade tem seu fim , agora só falta descobrir onde foram parar os Maias, pra que serve a esfinge e quem construiu as piramides (se bem que em stargate explica direitinho hauhauhuahauh) e pq o PAPA e O Bispo Macedo tomam banho em banheira de ouro enquanto tem tanta gente passando fome.
Quer dizer não posso dormi ainda.

7 08 2012
Patricia Coimbra

ótimo….kkkkkk

17 01 2008
Zar

Isso também é verdade,amanha se calhar ja aparece uma nova certeza…

Apesar de não ter também grande queda para a arte… atrevo-me a disser isto…
Rogerio…apesar de a pintura ter sido feito por um grande pintor.Pensa no tempo que a senhora teve na mesmo posição, sempre com a mesma posse(penso eu) de certeza que não deve ter sido facil…

17 01 2008
17 01 2008
Joao Leitao

Esta é uma notícia muito interessante. Sempre houve a tal dúvida de quem seria, ouvi mesmo dizer que era um homem…. :D, bem , parece que agora não há mais dúvidas. Obrigado.

17 01 2008
Uia tou blogando

Uiaaaa… o tempo que se perde neste seculo bem que podia ser gasto em distribuir riquezas, diminuir a fome do planeta , diminuir a violências e novas formas de viver neste mundo melhor.

Grande descoberta !!

20 01 2008
Diego

Parabéns pela nova casa, que ficou linda!

5 03 2008
tarola

É verdade é uma obra de um artista magnífico, mas quando faze-mos uma critica a desvalorizar uma obra de tanto valor artistico, antes de faze-la devere-mos no minimo tentar conhecer a sua historia e as suas caracteristicas. Pois se o fizer-mos veremos que nao é apenas uma mulher que ali esta pintada, mas sim algumas das razões pela qual o grande génio Leonardo Da Vinci se tornou um dos homens mais importantes da historia no que diz respeito as artes.
Quando não se tem conhecimento o melhor é estar calado.

18 08 2008
thomas boladão

ta uma bosta

4 09 2008
Thamyeeah

Amoo esse quadroo

18 11 2008
oi

a mona é sei la não entendo o que aconteceu com ela, mas mesmo assim é MARA.

27 11 2008
Janaina

Sincermamente,eu por naum entender absolutamente nada de arte,não vejo nãda de tão explendido nesse quadro,e nem fiko me matando só pra saber poque a tal Monalisa esta sorrindo ou seja la o que for!
Acho que para os historiadores e tal pode ser interessante sabe mais sei la…nada de mais!

Grande descoberta!

27 11 2008
Carol

Para mim,a mona-lisa nao passa de uma mulher comum q foi pintada for um extraordinário nome da arte.Pela minha percepçao ela é só mais uma moça comum q ficou conhecida por estar sendo obra de um famoso da arte.Sei q devo apreciar a arte pq sou professora formada em artes mas na minha sincera opiniao nao há dúvidas d q essa mulher (naquele tempo) era apenas mais uma camponesa pobre.Agora o motivo dele d ter pintado justamente essa moça sem algum propósito lógico…Só pode ter sido por interesse pessoal.

9 02 2009
mara

Legal, hoje minha filha me indagou, se a Monalisa era um homem, fiquei em dúvidas em responder…Agradeço o desembaraço.

9 02 2009
rodolfo

acho q ela era uma estatua, pra ficar todo esse tempo parada ate leonardo pintar ela
porque ele não titou uma foto dela??? kkkkkkkk

25 02 2009
mANUELA

Nossa não seei cmo eles descobrem isso mas se essa arte de leonardo vale tanto pq quem descobre não ganha.
so descobriram a identidade mas e o sorriso.

17 04 2009
belo

que medo dessa monalisa parece que o olho dela aconpanha agente

28 06 2013
helena

verdade ela é bem suspeita

17 04 2009
belo

eala e linda

17 04 2009
belo

isso e um soriso

1 06 2009
não dou meu nome

seu burro não pergunte ha esqueci voce não fez aula de artes

8 02 2010
guilerme de azevedo

preocure escrever direito e burro é voçê

30 04 2009
hjk

eu adorei o quadro da monaliza um jeito meio descofiado
amo beijosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!

3 05 2009
Joyce,Isnara,Raquel e Erica ~~

Monalisa é uma obra muito interessante retrata uma mulher muito bonita, diferente expressão, superticial sobre o que se retrata o quadro. Lembranças de nois… bjãO **

xaau

saldades de Monalisa eu conheci ela~

XDXDXDXDXDXDXDXD (^~

^^

fuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiii##

6 05 2009
Sheilla Milk

Adoooroo .. Ow povo se culturah

12 06 2009
pq é obrigatorio? meu nome é monalisa entao

q graça tem esse quadro eim?essa bicha é tao feia!ta,bem to comedo dela ela acompanha mesmo a gente com os olhos!

12 06 2009
pq é obrigatorio? meu nome é monalisa entao

kkkkkkkkkkkk!monalisa meu nome é monalisa

6 05 2010
DEBORA

AD0000REI A HISTORIA DA MONA LIZA

6 05 2010
Maria Ana

agora posso dormir mais descansada porqu eso queria saber sobre essa tal monalisa

30 05 2010
CARLA

MONA LISA E UMA MULHER INPRESONALTE E MUITO AGRADAVEL AGORA EU VOU DORMI MUITO FELIZ PORQUE EU CONSEGUI ACHAR O SONTE DELA BEIJOS CHAU………..

20 06 2010
Siul

Uia tou blogando<— Tens razão…
É a priveira vez que venho a este blog, eu nem ligo muito a blog´s mas este é bem itressante tem cultora e muito mais aqui…

Olha malta no outro dia pintei o meu retracto, até que ficou parcido, sera que da hestoria ele Mmmm não sei… xD

7 09 2010
blogado

eu acho que leonardo quiz dizer que a mulher não precisa de vulgaridade pra ser bonita basta apenas um sorrizo timido, a mulher ja é uma arte que não precisa de retoques e sim precisa de ser adimirada…

3 01 2011
Os números de 2010 « Xicórias & Xicorações

[…] A verdadeira identidade de Monalisa Janeiro, 2008 35 comentários 5 […]

25 03 2011
laura beatriz

mona lisa uma mulher muito bonita e cheia de mistérios.quem será que foi
mona lisa?

21 05 2015
mimi

GENTE ELA NUNCA EZISTIU

5 04 2011
Gi

onde sera esse lugar que monalisa estava na foto ?

Nossa ela é muito misteriosa

5 04 2011
Gi

Nossa sãoo tantos misterios de monalisa Put’z ><

26 04 2011
ana beatriz

eu acho que é mentira a foto porque leonardo da vinci não pintou ela toda

21 06 2011
DESIRRIE

AI EU NAO GOSTO DA MONALISA ELA E AS SUSTADORA

21 06 2011
DESIRRIE

desirre voce nao gosta dla ne resa para nao ter pesa de los a lendo mais ela foi uma grende gerreira bj

21 06 2011
pemela vitoria

eu a doro a mona lisa

29 07 2011
Rosangela

no tempo de hoje os historiadores podem contar qual quer coisa.que monaliza foi amanta, foi mãe . que ela foi tudo, menos o que aconteceu de verdade.
pois não teve nenhum sobrevivente pra contar a historia de verdade.
quem foi monalisa ?

26 09 2011
vitoria

Uma ótima pintura !!

26 09 2011
vitoria

Legal !

30 09 2011
catia

Ainda nao sei a verdadeira hostoria de monalisaa mas digovos uma coisa isto esta muito mas muito mal explicado desculpem la….nao persebi nada 🙂 um concelho penssem antes de escreverem beijo

9 11 2011
gat

monaliza!!!eu estou aprendendo sobre ela

9 11 2011
gat

monaliza e uma molher que tever uma vida cheias de bigodes!!!!!!!!!!!!!!qual mulher mas cheia de bides? e a monaliza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

9 11 2011
gat

será que a monaliza teve infancias cheias de bigodes?

21 11 2011
Claudia

Eu li a algum tempo atrás um artigo que me pareceu muito interessante. A Monalisa era a esposa de um barão, que encomendou o retrato. Ao chegar Leonardo se deparou com uma mulher ricamente trajada, e muito bem ornamentada por jóias, enfim…mas observou uma grande tristeza em seu olhar, conversando com alguns criados da casa, descobriu q essa mulher havia perdido um filho.Descobriu o pq daquela tristeza, resolveu então retratar seu estado de espírito. Assim surgiu a Monalisa….

3 02 2012
KARINA

orivero

3 02 2012
KARINA

mesmo……………………..

21 02 2012
vitoria

e eu tenho uma pegunta monalisa e um homem ou uma mulher eo cabelo dela seraque e verdadeiro?

21 02 2012
vitoria

sera que ela poderia ser uma amante de leonardo ?

27 02 2012
Flávia Fernanda

muito paia

12 03 2012
Kezia Pereira Rocha de Alencar

eu não sei da historia de mona lisa,mais para mim ela poderia ser uma mulher sinples como qualquer outra mulher,mais como ela poderia conseguir ficar parada por muito tempo para ser desenhada.O pintor esqueçeu de colocar um pouco mais de cor na pele dela,ela está com uma cor branca amarelada.para mim ela deveria ser bonita.

31 12 2012
Claudiano Fidelis

atá

22 04 2013
Isaque Santtos

é otimo

13 05 2013
lilia

Pooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorra qeee merda

17 09 2013
gabiela pereira de silva

que otimo muito linda

21 05 2015
mimi

ela se meche eu vi cruzes ela temo demonio gente eu to

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: