O que procuram homens e mulheres na internet?

O portal Youtube foi o mais pesquisado pelos internautas portugueses em 2007. O “top 10”, apurado pela Netpanel da Marktest, é aliás dominado por motores de busca como o google ou o sapo e endereços de mail (gmail e hotmail). Os sítios da livraria Fnac e da operadora móvel TMN conseguiram lugar nas preferências dos utilizadores. Na pesquisa sobre personalidades reais, os portugueses preferem os “sex-symbols” nacionais Ana Malhoa e Cristiano Ronaldo foram os mais visitados.

A cantora “pimba” foi a mais procurada 87 mil internautas nacionais, o que corresponde a 2,9% do total de utilizadores. O futebolista da selecção nacional e do Manchester United, rosto de inúmeras mega-campanhas publicitárias e um dos principais protagonistas da imprensa “cor-de-rosa” britânica foi “visitado” por menos cinco mil internautas que a filha de José Malhoa. E, na terceira posição ficou o quarteto humorista que lidera as audiências televisivas: os Gato Fedorento, procurados por 80 mil.

Prova de que “gostos não se discutem” é a lista das dez personalidades mais procuradas pelos cibernautas. Depois de elegerem três nacionais no pódio, passam para cantores internacionais como Rihanna, Linkin Park, Nelly Furtado ou Shakira. Os internautas portugueses conseguem, ainda, a proeza de elegerem no mesmo “top” a actriz Diana Chaves, o poeta Fernando Pessoa e Madeleine McCann – a menina britânica que desapareceu do Algarve a 3 de Maio.

Sexo cai para a 15.ª posição

A expressão Youtube foi pesquisada por 826 mil portugueses a partir dos 4 anos, o que representa quase 30% dos internautas nacionais. “Hi5” foi procurada por 616 mil utilizadores e “gmail” por 497 mil. Na lista das 10 expressões mais procuradas estão ainda a wikipédia, jogos, sapo, hotmail, google, Fnac e TMN.

O estudo revela que, pelo segundo ano consecutivo, a expressão sexo não lidera esta “tabela” e, pela primeira vez, não consta do ranking das dez expressões com maior número de pesquisas, “relegada” para o 15.º lugar.

TMN preferida por eles, meteorologia por elas

As escolhas quase não deixam transparecer diferenças de género. A unanimidade é total relativamente às quatro expressões do topo youtube, hi5, gmail e wikipedia. E comum nas quatro seguintes – Fnac, Hotmail, jogos e Sapo – que trocam de lugar consoante as preferências masculinas ou femininas. A principal diferença cinge-se, por isso, às duas últimas preferências expressas no “top”. Os homens completam a sua lista com o motor de busca google e a página da operadora de telemóveis TMN. As mulheres procuram mais os endereços da CP e de meteorologia.

Análise de preferências feita desde 2002

O estudo da Marktest pretende analisar o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica, partindo das expressões mais procuradas, o género dos utilizadores e o horário em que mais efectuam as pesquisas.

O Netpanel é o relatório nacional de audiências da Internet, publicado pela primeira vez em 2002.

in JN

youtube

(…) “os portugueses preferem os “sex-symbols” nacionais Ana Malhoa e Cristiano Ronaldo foram os mais visitados.” (…)
ANA MALHOA?! Sex-symbol?! Onde? Talvez em casa dela, não?!
Há coisas dificeis de compreender… Este país não pára de me surpreender.

Social Bookmarks:
deliciousbluedotdiggfurlmagnolianewsvineredditspurlstumbleittechnoratique

Technorati : , , , ,

Del.icio.us : , , , ,

Ice Rocket : , , , ,

Anúncios

4 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s