IKEA: enlouqueça você mesmo

28 03 2008

Os problemas dos clientes do IKEA começam no nome da loja. Diz-se «Iqueia» ou «I quê à»? E é «o» IKEA ou «a» IKEA»? São ambiguidades que me deixam indisposto. Não saber a pronúncia correcta do nome da loja em que me encontro inquieta-me. E desconhecer o género a que pertence gera em mim uma insegurança que me inferioriza perante os funcionários. Receio que eles percebam, pelo meu comportamento, que julgo estar no «I quê à», quando, para eles, é evidente que estou na «Iqueia».

As dificuldades, porém, não são apenas semânticas mas também conceptuais. Toda a gente está convencida de que o IKEA vende móveis baratos, o que não é exactamente verdadeiro. O IKEA vende pilhas de tábuas e molhos de parafusos que, se tudo correr bem e Deus ajudar, depois de algum esforço hão-de transformar-se em móveis baratos. É uma espécie de Lego para adultos. Não digo que os móveis do IKEA não sejam baratos. O que digo é que não são móveis. Na altura em que os compramos, são um puzzle. A questão, portanto, é saber se o IKEA vende móveis baratos ou puzzles caros. Há dias, comprei no IKEA um móvel chamado Besta. Achei que combinava bem com a minha personalidade. Todo o material de que eu precisava e que tinha de levar até à caixa de pagamento pesava seiscentos quilos. Percebi melhor o nome do móvel. É preciso vir ao IKEA com uma besta de carga para carregar a tralha toda até à registadora. Este é um dos meus conselhos aos clientes do IKEA: não vá para lá sem duas ou três mulas. Eu alombei com a meia tonelada. O que poupei nos móveis, gastei no ortopedista. Neste momento, tenho doze estantes e três hérnias.

É claro que há aspectos positivos: as tábuas já vêm cortadas, o que é melhor do que nada. O IKEA não obriga os clientes a irem para a floresta cortar as árvores, embora por vezes se sinta que não faltará muito para que isso aconteça. Num futuro próximo, é possível que, ao comprar um móvel, o cliente receba um machado, um serrote e um mapa de determinado bosque na Suécia onde o IKEA tem dois ou três carvalhos debaixo de olho que considera terem potencial para se transformarem numa mesa-de-cabeceira engraçada.

Por outro lado, há problemas de solução difícil. Os móveis que comprei chegaram a casa em duas vezes. A equipa que trouxe a primeira parte já não estava lá para montar a segunda, e a equipa que trouxe a segunda recusou-se a mexer no trabalho que tinha sido iniciado pela primeira. Resultado: o cliente pagou dois transportes e duas montagens e ficou com um móvel incompleto. Se fosse um cliente qualquer, eu não me importaria. Mas como sou eu, aborrece–me um bocadinho. Numa loja que vende tudo às peças (que, por acaso, até encaixam bem umas nas outras) acaba por ser irónico que o serviço de transporte não encaixe bem no serviço de montagem. Idiossincrasias do comércio moderno.

Que fazer, então? Cada cliente terá o seu modo de reagir. O meu é este: para a próxima, pago com um cheque todo cortado aos bocadinhos e junto um rolo de fita gomada e um livro de instruções. Entrego metade dos confetti num dia e a outra metade no outro. E os suecos que montem tudo, se quiserem receber.

Ricardo Araújo Pereira in Boca do Inferno/Visão

ikea_instructions

Technorati : , , ,
Del.icio.us : , , ,
Ice Rocket : , , ,

Acções

Information

17 responses

28 03 2008
Thiago Luiz Torquato

Nunca ouvi falar da IKEA…

28 03 2008
G

Olá Thiago!

O IKEA é uma companhia privada sueca, com lojas enormes, especializada na venda de móveis domésticos de baixo custo, em que a principal caracteristica é que os seus produtos são criados para que sejam montados pelos próprios clientes.
Daí os problemas… 🙂

Obrigado pela visita. Volta sempre!

Abraço!

28 03 2008
Abul-Fadl Nadr al-Atrabulusi

LMAO.
É barato é barato… por alguma coisa tinha de ser 1

29 03 2008
Ivie

Ola!
Seu blog esta “linkado” no meu!
=]
Abraço!

29 03 2008
Ludo Rex

Por vezes o barato sai caro… Um Abraço e Bom Fim de Semana

30 03 2008
Marcio Melo

Engraçado que esta semana tive aula em minha pós e o professor comentou sobre essa loja sueca, que é uma das maiores do ramo no mundo! Loucura! 😛

30 03 2008
Miguel

Olá,

Gostaria de informar que o blog “A Embaixada” mudou de nome e de endereço. Agora encontra-se em http://www.miguellomelino.wordpress.com e chama-se “Miguel’s Weblog”. Agradecia que actualizasse o URL no seu blogroll. Obrigado.

30 03 2008
maria

A loja IKEA foi e é a melhor loja que surgiu nos últimos anos, é o melhor local para se comprar tudo de boa qualidade e à preços baixos. Não entendo como alguém pode fazer este comentário. Os materiais são excelentes, a montagem é simplérrima, o design de um bom gosto extremo. O espaço da loja ´´e muito agradável e os funcionários bem formados. Para os preços que eles conseguem oferecer, temos os melhores móveis e produtos do mundo. Para toda uma casa podemos encontrar objetos maravilhosos. É íncrivel ouvir este comentário sobre a Ikea, só pode ser alguém que tem muito para aprender ainda.

30 03 2008
Só Maria

pois eu gosto de alguns dos artigos e de muito do design simples e funcional. não mobilaria toda a casa, mas seguramente tem peças de mobiliário e decorativas que adquiriria com a maior facilidade.

31 03 2008
xana

Náo percebo qual a dificuldade em montar os moveis “ikea” …é só seguir as instruções e além disso é muito divertido…Até uma mulher o consegue fazer…hehe…

1 04 2008
viperxd

Sim, realmente o Ikea tem bons produtos a preços baixos, e a causa de vir tudo desmontado e que facilita e muito o seu transporte, e a montagem e simplicima.

MAs não faz mal, rirmos um bocado por causa disto….

1 04 2008
Cueca

Pois de todas as vezes que comprei moveis na IKEA (pronuncio i-que-a) nunca tive dificuldade em montar nada e olhe que não sou daqueles Mac Gyver da vida, acho os móveis de lá bonitos (pra quem gosta do estilo minimalista), práticos, duráveis mas não tão baratos.

9 04 2008
Luz

Não consigo ver site da IKEA. A letra é quase invisivel, tenho muita pena.
Não sou “pitosga”, nem consigo ver se existe algum ícon e/ou função para aumentar o tamanho da mesma.
Seria uma óptima correcção, para quem está a 300km.
atentamente

15 04 2008
r

o ikea só tem qualidade para quem não percebe nada de mobiliario.

16 04 2008
serra

Ao Ricardo Araújo Pereira,
ainda bem que quer superar o trauma e voltar à IKEA, mesmo que seja só para massacrar os funcionários que por €500 e várias hérnias, ainda aturam as muitas BESTAS deste país.
Quanto à empresa de transporte e montagem, é realmente uma nódoa dentro da empresa, mas não pertence à mesma.

28 04 2008
sostro

bem boa gente,o Ikea satisfaz o gosto de vários e gostos não se discutem portanto quem não gosta não compra, mas pelo sim pelo não é um bom passeio para quando está a chover e além disso não é preciso levar lancheira nem grande dinheiro hehehe.

8 09 2008
angelita

Ola pessoal!!!Eu moro na Italia e por acaso fui na IKEA ontem e comprei uma estante,e montei com muita facilidade.talvez foi um caso…Nao sei ali no Brasil,mas aqui os moveis sao feito com madeira previlegiada e tem garancia de 25 anos.mas o que eu preciso saber de vcs se esiste uma IKEA no RIO GRANDE DO NORTE.Desde de ja obrigada.

Deixe uma Resposta

