Xutos & Pontapés: 30 anos de rock

Não foi a uma terça, mas antes a uma sexta-feira 13 (de Janeiro, em 1979) que um concerto nos Alunos de Apolo, em Lisboa, marcaria o dia em que daí para a frente se celebraria cada aniversário de uma das bandas de rock portuguesas mais antigas no activo, os Xutos & Pontapés. Hoje celebram o seu 30º aniversário, mas já há mais de uma década que a longevidade da sua carreira e alguns traços comuns entre músicos lhes granjeou o epíteto de Rolling Stones portugueses. E viriam a abrir para os originais, em 27 de Setembro de 2003, no Estádio Municipal de Coimbra. O sonho tornar-se-ia, assim, realidade para os Xutos, conforme o diriam.

xutos-pontapes

Mas os Xutos & Pontapés garantem, ainda hoje e mesmo percorrendo o país de lés a lés, casa cheia por conta própria. O Pavilhão Atlântico testemunhou isso em 1999, no concerto dos 20 anos. (…) Mostram em Novembro de 2005, como conseguem arrastar novamente consigo os seus admiradores, desta vez ao Coliseu dos Recreios e por três vezes, na final da tournée “Três Desejos”. Em 2008 é a vez do Campo Pequeno se preparar para o circo e para as feras, agora em rodada dupla, recordando o 20º aniversário do álbum “Circo de Feras” com um espectáculo feito de acrobacias visuais e sonoras para vestir de outras cores os originais desse disco histórico da carreira dos Xutos.

Apesar disso, nem só de recordações vivem os Xutos & Pontapés. Entre recuperações recentes (ano 2000) para CD de concertos memoráveis como o do Rock Rendez-Vous e novos registos ao vivo, há também lugar a originais, sendo um deles reservado para coincidir com o 25º aniversário. “Mundo ao Contrário”, editado em 2004, contraria assim a previsível tentação dos tradicionais best-of comemorativos e mostra que os Xutos ainda estão aí para tomar as rédeas à “vida malvada” e conquistar novos públicos.

Os 30 anos não são diferentes. Há disco novo prestes a sair, com 13 temas. O primeiro é ‘Quem é Quem’, single de apresentação do 12º registo de estúdio da banda, com lançamento marcado para o dia 23 de Março.

O novo single é apresentado ao vivo, no Pavilhão de Portugal, esta terça-feira, dia 13 de Janeiro, 30 anos depois.

in Cotonete

Parabéns Xutos!! 🙂


Technorati : , , , ,
Del.icio.us : , , , ,
Flickr : , , , ,
Zooomr : , , , ,
Buzznet : , , , ,

Adicionar artigo ao blinklist Adicionar ao Ueba Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar artigo ao Del.icio.us Adicionar artigo ao Digg! Adicionar artigo ao DiHitt Adicionar artigo ao Eu Curti Adicionar artigo ao Furl Adicionar esta noticia no Linkk Envie este link para linkTo! Adicionar artigo ao Rec6 Adicionar artigo ao reddit Adicionar artigo ao Slashdot Adicionar site ao Stumble Adicionar aos Favoritos Technorati Adicionar ao Ueba Sabedorize esta noticia no WebSapiens Adicionar artigo ao Windows Live Adicionar ao Yahoo!

Quer ter estes botões no seu site? Acesse

10 comments

  1. ONTEM, DIA 28/06/2009, PARA MIM FOI FANTÁSTICO! PELA PRIMEIRA VEZ VI OS XUTOS AO VIVO EM ALCÁCER DO SAL. AO LONGO DOS ANOS FOI SEMPRE UMA DAS MINHAS BANDAS PREFERIDAS , SEMPRE INCENTIVEI OS MEUS FILHOS A OUVIR OS XUTOS, MAS NÃO FOI NECESSÁRIO MUITA INCISTÊNCIA , POIS OS MESMOS TÊM BOM GOSTO COMO A MÃE. DESDE OS ANOS OITENTA QUE DESEJAVA VER OS MESMOS AO VIVO, FOI SIMPLESMENTO DESLUMBRANTE DESDE O SOM, ÁS LUZES, AO CENÁRIO DO PALCO E OS MÚSICOS COMO SEMPRE, NÃO EXISTEM PALAVRAS PARA DESCREVER A SENSASÃO QUE SENTI, CANTEI, DANÇEI COMO HÁ MUITO TEMPO NÃO O FAZIA, OS MEUS FILHOS E O MEU MARIDO TAMBÉM ESTAVAM EUFORICOS. ADORO ESTE ALBUM, SEM DÚVIDA MUITO MERECIDO. EU COSTUMO BRINCAR COM AS MINHAS COLEGAS PORQUE ELAS ADORAM O SENHOR TONY CARREIRA E EU DIGO-LHES QUE GOSTO DE BOA MÚSICA, DIGO-LHES LOGO QUE O MEU TIPO DE MÚSICA PREFERIDO É MAIS ROMPE E RASGA, NÃO MÚSICAS PARA FAZER MENINOS, SEM OFENÇA AO REFERIDO MÚSICO. VOTOS DE FELICIDADES E MUITO E MUITOS ANOS DE BOA MÚSICA. EMBORA EU JÁ SEJA QUARENTONA, AINDA GOSTO DO QUE É BOM. ADORO A MÚSICA DEDICADA AOS POLITICOS PORTUGUESES, É THE MUST…EU GOSTAVA DE ARRANJAR DUAS T’SHIRT PARA MIM E PARA O MEU FILHO AUTOGAFADAS POR ELES, SARÁ QUE ME PODEM DIZER ONDE ADQUIRILAS? UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS OS MÚSICOS E QUE CONTINUEM ASSIM.

Deixe uma Resposta

