Dia: 2 de Outubro, 2007

Crianças

Há uns anos fui a uma festa de empresa e, no dia seguinte, um dos presentes queixou-se de que o whisky que tinha bebido na noite anterior era falsificado, tais as dores de cabeça que sentia. A risota foi geral, já que ele tinha consumido muito além do aceitável.

Desde essa altura que faço sempre um sorriso quando alguém alega a autenticidade das bebidas que ingeriu para explicar o mal-estar.

Durante anos insinuou-se, em certos círculos, que uma das principais discotecas da moda vendia whisky ‘martelado’. Nunca dei por isso e sempre me recusei a fazer parte do coro de lamentações.

Recentemente um colega meu saiu-se com essa tirada numa das esplanadas que mais frequento: «O whisky é de Sacavém». Eu, que estava a beber da mesma garrafa que ele, nem me dei ao trabalho de discordar.

Há pessoas que gostam de se fazer entendidas em determinadas matérias por razões que a razão desconhece.

Vem esta conversa a propósito de um diálogo a que assisti entre dois amigos meus que têm filhos adolescentes e que frequentam discotecas nocturnas. «Os miúdos bebem shots adulterados e chegam a casa num estado lastimável», queixava-se um deles. O outro abanava a cabeça e dizia que o mesmo se passava com os seus filhos. Conversa surreal, pensei.

Independentemente da qualidade das bebidas, que na maioria dos casos é boa, o que está em causa é miúdos menores de 16 anos andarem em discotecas até às seis da manhã a embebedarem-se desalmadamente com a conivência dos pais. «Tu és maluco, não percebes nada. Achas que hoje em dia é possível dizer a uma criança que ela não pode sair à noite», interpelou-me um dos amigos. Fiquei estupefacto e ainda respondi que os países onde as crianças de 14 anos costumam andar em discotecas nocturnas são precisamente os do terceiro mundo, onde reina a prostituição infantil.

Na Europa civilizada é hábito, quanto muito, fazer matinées para crianças em que o álcool não sai das prateleiras. Mas vivemos num país onde é mais recriminável um adulto beber dois copos de vinho e depois conduzir do que crianças ingerirem bebidas alcoólicas até ficarem em coma.

VRainho in Vidas


Technorati : , , ,
Del.icio.us : , , ,
Ice Rocket : , , ,