A verdadeira identidade de Monalisa

Cientistas da Universidade alemã de Heidelberg divulgaram hoje a descoberta definitiva da identidade de Monalisa, um dos maiores enigmas da História da Arte.

A mulher que serviu de modelo para Leonardo da Vinci para pintar La Gioconda, uma das mais famosas obras da História da Arte, foi finalmente revelada: trata-se da artistocrata fiorentina Lisa Gherardini, mulher do comerciante têxtil Francesco del Giocondo.

O director da biblioteca universitária de Heidelberg, Veit Probst, anunciou que uma pequena nota encontrada por Martin Schlechter (ex-director do departamento de manuscritos) num dos primeiros livros estampados com caracteres móveis, escrita em Outubro de 1506, confirma de uma vez por todas que Lisa del Giocondo foi realmente a modelo do quadro mais famoso da história da pintura, feito entre 1503 e 1506.

«Todas as dúvidas sobre a identidade de Monalisa foram agora esclarecidas, através de uma fonte (…) descoberta durante as operações de catalogação de um dos primeiros livros publicados, de propriedade da biblioteca (…). Na edição das obras de Cicerone de 1477, existe uma anotação do funcionário florentino Agostino Vespucci, na qual compara Leonardo a Apelle, o famoso pintor da Antiguidade, e afirma que Leonardo, naquele momento, estava trabalhando no retrato de Lisa del Giocondo.A nota (…) de Outubro de 1503 permite agora uma exata datação da pintura e confirma definitivamente a indicação de Vasari (…)», diz a nota, divulgada hoje.

Até agora, a atribuição da identidade de Monalisa estava baseada numa afirmação do estudioso e artista Andrea Vasari, feita em 1550, e portanto, quase 50 anos depois da realização do quadro.

Durante certo período, a mulher do misterioso sorriso era também identificada como uma amante desconhecida de Leonardo, como a sua mãe ou até mesmo como um auto-retrato do pintor italiano.

in SOL

monalisa

Já posso dormir mais descansado… ;)

Social Bookmarks:
deliciousbluedotdiggfurlmagnolianewsvineredditspurlstumbleittechnoratique

Technorati : , , ,
Del.icio.us : , , ,
Ice Rocket : , , ,

69 pensamentos sobre “A verdadeira identidade de Monalisa

  1. Já tinha visto/lido à uns tempos essa informação nalgum lado, não me recordo onde. Onde vi isso também se afirmava que ela tinha dado à luz à pouco tempo, que -na altura e local da pintura- era costume as mulheres após o parto usarem um lenço fino preto a cobrir a cabeça, tal como o que ela está a usar.

    1. afssssssss …se estão perguntando é porque tem interece sobre o assunto eu quero saber porque eu acho que ela esconde algum segredo muito importante que num foi revelado…

  2. Talvez eu seja meio rude e insensível em matéria de arte. Mas o que esta pintura tem de tão fantástico assim além do fato de ter sido feita por um homem extraordinário? A imagem, em si, não é lá essa maravilha toda e tem essa fama toda apenas por que foi Leonardo quem pintou. Tem um vídeo no youtube de um cara que pintou a Monalisa no MS Paint!! Esta “Monalisa” é até mais impressionante considerando o resultado que o cara conseguiu usando um recurso tão tosco e limitado quanto o Paint. Procurem por Monalisa Paint no youtube e vejam se não é até mais impressionante. Tá, então a tão aclamada Monalisa é a mocréia parida de algum cara. E daí?

    1. A Mona Lisa é incrível porque foi feita em 1500 e bolinha… hoje em dia qualquer um pode fazer um retrato desses, eu concordo, mas naquela época tinha q ser feita por um gênio como Leonardo!Porque eu quero ver se alguém consegue FAZER A PRÓPRIA TINTA e pintar um quadro desses à mão!

      1. Uma arte bem feita, uma historia bem asfixiante de um retrato conhecido mundialmente. Um obra ligeiramente famosa, é de louvar.

  3. Pronto mais um dos mistérios da humanidade tem seu fim , agora só falta descobrir onde foram parar os Maias, pra que serve a esfinge e quem construiu as piramides (se bem que em stargate explica direitinho hauhauhuahauh) e pq o PAPA e O Bispo Macedo tomam banho em banheira de ouro enquanto tem tanta gente passando fome.
    Quer dizer não posso dormi ainda.

  4. Isso também é verdade,amanha se calhar ja aparece uma nova certeza…

    Apesar de não ter também grande queda para a arte… atrevo-me a disser isto…
    Rogerio…apesar de a pintura ter sido feito por um grande pintor.Pensa no tempo que a senhora teve na mesmo posição, sempre com a mesma posse(penso eu) de certeza que não deve ter sido facil…

  5. Uiaaaa… o tempo que se perde neste seculo bem que podia ser gasto em distribuir riquezas, diminuir a fome do planeta , diminuir a violências e novas formas de viver neste mundo melhor.

    Grande descoberta !!

  6. É verdade é uma obra de um artista magnífico, mas quando faze-mos uma critica a desvalorizar uma obra de tanto valor artistico, antes de faze-la devere-mos no minimo tentar conhecer a sua historia e as suas caracteristicas. Pois se o fizer-mos veremos que nao é apenas uma mulher que ali esta pintada, mas sim algumas das razões pela qual o grande génio Leonardo Da Vinci se tornou um dos homens mais importantes da historia no que diz respeito as artes.
    Quando não se tem conhecimento o melhor é estar calado.

  7. Sincermamente,eu por naum entender absolutamente nada de arte,não vejo nãda de tão explendido nesse quadro,e nem fiko me matando só pra saber poque a tal Monalisa esta sorrindo ou seja la o que for!
    Acho que para os historiadores e tal pode ser interessante sabe mais sei la…nada de mais!

    Grande descoberta!

  8. Para mim,a mona-lisa nao passa de uma mulher comum q foi pintada for um extraordinário nome da arte.Pela minha percepçao ela é só mais uma moça comum q ficou conhecida por estar sendo obra de um famoso da arte.Sei q devo apreciar a arte pq sou professora formada em artes mas na minha sincera opiniao nao há dúvidas d q essa mulher (naquele tempo) era apenas mais uma camponesa pobre.Agora o motivo dele d ter pintado justamente essa moça sem algum propósito lógico…Só pode ter sido por interesse pessoal.

  9. Monalisa é uma obra muito interessante retrata uma mulher muito bonita, diferente expressão, superticial sobre o que se retrata o quadro. Lembranças de nois… bjãO **

    xaau

    saldades de Monalisa eu conheci ela~

    XDXDXDXDXDXDXDXD (^~

    ^^

    fuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiii##

  10. Uia tou blogando<— Tens razão…
    É a priveira vez que venho a este blog, eu nem ligo muito a blog´s mas este é bem itressante tem cultora e muito mais aqui…

    Olha malta no outro dia pintei o meu retracto, até que ficou parcido, sera que da hestoria ele Mmmm não sei… xD

  11. eu acho que leonardo quiz dizer que a mulher não precisa de vulgaridade pra ser bonita basta apenas um sorrizo timido, a mulher ja é uma arte que não precisa de retoques e sim precisa de ser adimirada…

  12. no tempo de hoje os historiadores podem contar qual quer coisa.que monaliza foi amanta, foi mãe . que ela foi tudo, menos o que aconteceu de verdade.
    pois não teve nenhum sobrevivente pra contar a historia de verdade.
    quem foi monalisa ?

  13. Ainda nao sei a verdadeira hostoria de monalisaa mas digovos uma coisa isto esta muito mas muito mal explicado desculpem la….nao persebi nada 🙂 um concelho penssem antes de escreverem beijo

  14. Eu li a algum tempo atrás um artigo que me pareceu muito interessante. A Monalisa era a esposa de um barão, que encomendou o retrato. Ao chegar Leonardo se deparou com uma mulher ricamente trajada, e muito bem ornamentada por jóias, enfim…mas observou uma grande tristeza em seu olhar, conversando com alguns criados da casa, descobriu q essa mulher havia perdido um filho.Descobriu o pq daquela tristeza, resolveu então retratar seu estado de espírito. Assim surgiu a Monalisa….

  15. eu não sei da historia de mona lisa,mais para mim ela poderia ser uma mulher sinples como qualquer outra mulher,mais como ela poderia conseguir ficar parada por muito tempo para ser desenhada.O pintor esqueçeu de colocar um pouco mais de cor na pele dela,ela está com uma cor branca amarelada.para mim ela deveria ser bonita.

Deixe um comentário